Descrição do processo

A Autoclavagem é um tratamento térmico que consiste em manter o material contaminado a uma temperatura elevada, através do contato com vapor de água, durante um período de tempo suficiente para destruir agentes patogênicos.

O processo inclui ciclos de compressão e de descompressão de forma a facilitar o contato entre o vapor e os materiais contaminados.

Nosso processo utiliza vapor de água sob pressão em temperatura de 150° C diferente das autoclaves hospitalares que trabalham em 134ºC.

A letalidade do processo é produto do tempo de exposição ao vapor pela temperatura do ciclo. A relação entre estas variáveis varia exponencialmente. Utilizamos a temperatura de 150° C, pois diferentemente do ciclo hospitalar, não há a necessidade de se manter a integridade dos materiais, sendo assim, o aumento da temperatura foi pensado para agregar segurança ao processo sem necessidade de tempos muito longos.

Somente vapor de água em alta temperatura é introduzido pelo equipamento no processo, o que garante em processo ambientalmente limpo e seguro.

O tratamento de resíduos em autoclaves não emite gases prejudiciais ao meio ambiente ou a saúde humana, como os furanos e dioxi nas que resultam do processo de incineração e promove a desca­racterização do material através da trituração na fase final do processo, reduzindo os volumes para até 30% do inicial. O tratamento garante a total descontaminação dos resíduos ou sua esterilização se este for o objetivo dos responsáveis pela operação, chegando a um produto final inerte e seguro do ponto de vista ambiental e ocupacional.

As restrições ambientais e a legislação que desestimula e obriga a rígidos e caros procedimentos
de monitoração e controle a utilização de incineradores para o tratamento de resíduos hospitalares, não existem para o processo de tratamento de resíduos infectados peia ação do vapor saturado a altas temperaturas.